A palavra CORRUPÇÃO vem do latim corruptus, que literalmente significa quebrado em pedaços.

O verbo corromper pode ser considerado sinônimo dos verbos alterar, estragar ( tornar podre ), perverter, DEPRAVAR, falsificar, adulterar, SUBORNAR, desfigurar, deteriorar.

Sem embargo, corrupção é a ação ou efeito de corromper, subornar ou de seduzir por dinheiro, presentes etc., levando alguém a afastar-se da integridade moral, Assim, quando alguém se afasta dos princípios da justiça, então, qualquer cidadão, em pleno conhecimento desses significados, pode considerar a CORRUPÇÃO como sendo um ato DEPRAVADO.

Mas, a corrupção é uma via de mão dupla tendo em vista que nela tem que existir os que corrompem e os que aceitam a corrupção, Assim, a corrupção pode ser definida como a utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens para seu próprio interesse ou de alguém.

Enfim, a corrupção, de modo geral, FAVORECE ALGUÉM E PREJUDICA OUTROS.

Com efeito, se a corrupção é um ato depravado, esta também pode ser considerada como sendo um ato sórdido, repugnante, que também quer dizer REPULSIVO.

Quando a vida de milhões de brasileiros, que dependem puramente dos serviços públicos, é afetada pelo desvio do dinheiro público, os corruptos estão sacrificando a camada pobre.

Isto ocorre quando o governo não é transparente e é bem provável que essa prática ocorra porque ele sabe que sua população não é esclarecida acerca dos seus direitos sendo assim mais fácil de serem enganados.

Se a corrupção é crime e podemos considerá-la como ato DEPRAVADO, SÓRDIDO, REPUGNANTE, REPULSIVO, palavras que tem como sinônimo HEDIONDO, então podemos dizer que CORRUPÇÃO É UM CRIME HEDIONDO.

Anúncios