Esse ano houve um atentado terrorista em Las Vegas que matou 58 e o mundo parou por alguns dias, fazendo análises, detalhes, entrevistas, Investigação e comoção.

Um atentado em Barcelona mata 16 e até cobertura ao vivo teve, sabe grande cobertura na primeira página de diversos jornais por mundo afora, vídeos pelo YouTube. Preces e somos todos Barcelona.

2017-10-14t150414z-1419994747-rc14682b2dc0-rtrmadp-3-somalia-attacks

E então acontece um atentado na Somália mata quase 300, dois caminhões-bomba cometido explodem em Mogadíscio, na capital da Somália e, matam pelo menos 276 pessoas e deixou mais de 300 feridas, isso segundo informações da agência de notícias Associated Press.

O ataque é o pior já ocorrido na história da Somália, o pior ocorrido talvez esse ano no mundo isso considerando o número de mortos, que ainda pode aumentar. A explosão foi próxima ao Safari Hotel e a um movimentado mercado da cidade, por isso a maioria dos mortos e feridos são civis, pessoas assim como eu e você que está lendo, pais de familia, comerciantes, irmãos, mães, filhas, avós, todo tipo de pessoa comum que tinham suas vidas pela frente, mas que foram mortas pelos senhores da guerra.

E os hospitais estão superlotados de feridos e há falta de medicamentos e bolsas de sangue.

somalia-explosion-fran.jpg

O presidente da Somália, Mohamed Abdullahi Mohamed, decretou três dias de luto nacional, enquanto os parentes daquelas pessoas estarão em luto eterno, com dor, fora as que ficaram vivas, mas sem braços ou pernas, com alguma sequela do atentado e ainda pior: o trauma.

O medo que terão, o psicológico que ficará abalado, mas como foi em um pais da africa, vemos uma nota tímida aqui outra a cula. Uma foto pequena em um ou outro veículo de comunicação. E um completo silêncio em outros, mas penso e se esse atentado tivesse ocorrido na Europa ou Estados Unidos, sem dúvidas alguma à repercussão seria muito maior, haveria dias de luto no mundo, não no país, estaríamos todos mandando preces, apoio e ajuda mesmo como palavras de conforto do tipo: “Somos todos Barcelona”, haveria reunião de líderes mundiais, etc.

Mas como aconteceu em um pobre país africano, os noticiários parecem comentar simplesmente por protocolo jornalístico, isso quando comentam.

Sabe, sempre é triste voltar à constatar que valor de uma vida é medido pela riqueza, pelo tom de pele e pela localização geográfica, alguns hipócritas sempre dizem que todos os seres humanos são iguais, mas esse tipo de coisa me faz pensar que alguns são mais iguais que os outros.

somalia-explosion-fran-1-.jpg

 

Anúncios