Alguns filmes ganham o aclamado pódio dos clássicos, a grande maioria são inovadores para época e que acabaram despertando o interesse e o apego emocional do público, e principalmente, dos saudosistas que assiste a determinados títulos e são transportados para esses momentos.

O ataque dos vermes malditos, no original Tremors, é um filme do início dos anos 90. Na trama acompanhamos a pequena cidade de  Perfection, um pedacinho de terra no interior de Nevada. A isolada cidade corria seus dias na maior tranquilidade e monotonia, até pequenos abalos sísmicos começarem a ocorrer inexplicavelmente na região, buscando encontrar a fontes dos abalos a estudante de sismologia Rhonda (Finn Carter) inicia seu trabalho. O que ela e os habitantes da cidade não esperavam é que a origem das anomalias eram vermes gigantes.

Tremors-2

(Foto: reprodução)

O roteiro inventivo mescla diversos gêneros em um mesmo filme. Aventura, ação, romance e trash todos eles presentes nas entre linhas e subtramas apresentadas, a sinergia entre os gêneros no filme é um raro exemplo de como essa interação é possível e interessante.

O roteiro visivelmente bebe da fonte de outros filmes clássicos como tubarão. Grande parte da narrativa se passa com os vermes escondidos dentro da terra, e toda a tensão está disposta sobre o simples fato desses animais existirem e poderem atacar a qualquer momento.

Os diálogos são bem desenvolvidos e tem fluidez, a interação entre os personagens (Kevin Bacon) e Earl (Fred Ward) é encharcada de boas piadas sobre masculinidade, namoro e o futuro distante da pequena cidade. Vale ressaltar que os dois personagens são a força motriz do filme, por mais que outros estejam presentes, a interação entre eles é o elo mais forte, tomando destaque.

images

(Foto: reprodução)

A grande falha do roteiro é na construção de personagem, todos são caricatos e unidimensionais, impossibilitando que grandes levantamentos possam ser feitos, e mesmo os bons diálogos acabam ficando vagos por essa simplicidade.

Os elementos gráficos e a própria construção dos vermes são excepcionais para época. Os animais têm movimentos orgânicos e as cenas de batalhas são bem construídas. As cenas de perseguição conseguem transmitir um senso de urgência através do movimento subterrâneo dos vermes.

wallhead-e1414334216804

(Foto: reprodução) 

O ataque dos vermes malditos é uma boa opção para os amantes de filmes nostálgicos, e que curtem um bom filme de aventura meio trash.