Textos

Stephen Hawking

Quando criança minha mãe me levava à igreja, não como uma tentativa de conversão para alguma ideologia cristã, sim porque os pais dela fizeram isto com ela, e por conseguinte os pais dos seus pais com os mesmos. Porém nenhuma das respostas que eram apresentadas para mim naquele lugar me alegravam. Eu li a bíblia ainda muito novo, depois reli algumas vezes, muito daquilo não fazia nenhum sentido para mim, pensava eu que algum tipo de comportamento herege seria dissolvido na vida adulta. Durante a primeira metade de minha adolescência eu busquei respostas para grande parte destas questões. Meus pais nunca se importavam com o livro que eu lia, só se importavam se eu estava de fato lendo, então entre Bukowski, Rimbaud, Nietzsche, Albert Camus e outros, eu acabava lendo livros de doutrinas religiosas (até frequentando tais lugares) Fui a todos tipos de catolicismo e templos evangélicos, frequentei umbanda, frequentei o espiritismo Kardecista, frequentei alguns templos Seicho-No-Ie e ademais, sempre buscando respostas para minhas perguntas.

E quais perguntas eram estas? Eu queria saber o que tinha no inicio da vida, o que tinha dentro de um buraco negro, do que era feito o sol, como eram feitos os outros planetas, se você mergulhasse em Júpiter, o que aconteceria, o que eram átomos, o que eram prótons e elétrons, e dentre milhares e milhares de coisas que os livros da Gênese não me alimentavam. Lembra que a internet não tinha o poder de fogo que tem hoje, logo grande parte destes conhecimentos eram na base da leitura e experiência. Um dia eu descobri o livro “Universo na Casca de Noz” escrito por Stephen Hawking. Não conhecia o escritor, porém minha curiosidade acabou fazendo-se maior e passei a ler tal livro. Era um conhecimento novo, muito além do pequeno conhecimento cientifico, demorei bastante para entender o que ele queria dizer com aquilo, porém tudo se abriu como um universo inimaginável. Daí em diante fui buscar mais e mais, sobre outros cientistas, sobre outros estudos, sobre o cosmos, o movimento do universo, teorias antigas, Albert Einstein, história da ciência ademais. Me transformei, me assumi como um cético e amante da ciências, que apesar de fazer um curso de humanas (Direito) tem profunda e imensa paixão pelos estudos científicos e como são libertadores.

Muito também podemos aprender sobre a figura de Hawking como um exemplo de superação, de tudo que acontecera com ele, ainda sim transformara-se até atingir o sucesso almejado. Por diversas vezes que pensei em desistir, quando estava em momentos críticos de minha vida, sempre buscava no estudo das ciências e do cosmos aprender a continuar e seguir nos árduos caminhos da vida. Professor Stephen Hawking sempre fora um exemplo de superação para mim, sempre um exemplo de máxima inteligência, um exemplo de atingir o que muitos acreditavam ser inatingível. Sou feliz em dizer que pude ser contemporâneo de tão esplendorosa mente, tal qual os contemporâneos de Albert Einstein puderam alegrar-se, de poder presenciar a magnanimidade de suas descobertas e sob a luz de sua plena consciência, aquele homem tornara-se algo que o fictício detetive Sherlock Holmes almejara ser, um cérebro e o resto mero apêndice.

Este homem que se vai deixa em seu legado milhares e milhares de mentes desperta para um mundo mais cético e mais esfomeado por novas descobertas, Steve Jobs dizia “mantenha-se tolo, mantenha-se faminto” como um jeito de sempre buscar o conhecimento e nunca acreditar que sabe-se de tudo, tal dito como uma revolução nos antigos ensinamentos de Sócrates “só sei que nada sei”. Posso dizer sem medo que Stephen Hawking será o Einstein da nova geração e as comparativas de inteligência serão utilizadas em seu nome. Mesmo, ao ser diagnosticado esclerose lateral amiotrófica e desenganado com dois anos de vida, o mesmo atingiu a marca dos 76 anos vividos, um lucro para todos nós viventes, um lucro para que todos nós pudêssemos aprender mais sobre as maravilhas de um lugar que talvez nunca possamos visitar, porém nada impede de admirá-lo.

Falar que Stephen Hawking poderá agora descansar, para mim, é uma falácia. Ele estará trabalhando eternamente na vontade, na ciência, nas descobertas e nas dúvidas de cada ser vivente que desperta seu raciocínio para um mundo inimaginável. Hawking viverá em cada um que negar a facilidade do crédito em uma crença para o questionamento das leis universais, dos grandes cientistas, e das grandes descobertas, não buscando reafirmar dogmas e sim, buscar a resposta para as perguntas, os blocos para as lacunas, as notas faltantes na grande sinfonia do cosmos.

Parte para o desconhecido o autor da teoria de tudo, nos deixando como legado o fato que a ciência é a grande libertadora das correias que prendem a mente.

Há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade; e a ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vai ganhar porque ela funciona.”
Stephen Hawking – eternamente.

Anúncios

Tenho uma lista de filmes para assistir e um tanto quanto de livros para ler. O tempo é tão escasso nestes anos tão estranhos. Escrevo buscando entender este mundo, tal qual um escritor de um manual de instruções. Pretendo um dia ter uma casa com uma janela para um cemitério. Uma boa maneira de pensar na vida e no futuro indubitável de cada um. Agora buscando uma resposta para o futuro em antigas mitologias perdidas. Também querendo ganhar um dinheiro extra, sou um ser humano como todos os outros, e ter uma independência mesmo que pequena, comprar quadrinhos entre tantas outras coisas. Espero que gostem dos meus textos loucos e das minhas estranhas visões do mundo. Blog pessoal: http://omiopepsicopata.blogspot.com.br/ Twitter - @rhuanroussseau

0 comentário em “Stephen Hawking

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: