Textos

Procura-se um amigo

Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimento, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaros, de Sol, de Lua, do canto dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.

Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja de todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.

Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grande chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.

Texto de Vinícius de Moraes.

Anúncios

Sobre Thiago D.

Minha maior arte é a forma que eu vejo o mundo e as coisas que acontecem ao meu redor, tenho uma empatia muito grande, entendo como as coisas estão acontecendo ou devem acontecer e isso ajuda na minha percepção para fazer sistemas, estruturar raciocínios lógicos e a construir textos, contos e afins. Busco colocar em palavras os mais diversos sentimentos e sensações, o que escrevo não é autobiográfico, eu chamo de usar a vida como matéria prima. Meu jeito de escrever é esse, e se me perguntarem isso é ficção? Ou não é ficção? – Está no papel(no caso, tá no blog), aconteceu ou não, é ficção.

5 comentários em “Procura-se um amigo

  1. Raíssa Zaneze

    Oi Thiago. Não conhecia esse texto de Vinícius de Morais, mas amei. Nós precisamos de amigos. Sejam do jeito que for, mas que estejam do nosso lado. Que nos apoiem, mas que saibam chamar atenção quando necessário. Amizade não vive só de lindas palavras, mas sim de sentimentos verdadeiros.
    Amei conhecer o texto. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    Curtir

  2. Adorei o texto. ❤
    E realmente, precisa-se.

    Curtir

  3. Como eu amo o Vinícius de Moraes, ele consegue traduzir para em palavras de um texto aquele sentimento que a gente não consegue ou não sabe como expressar.
    O poeta que mais amo!!!!

    Curtir

  4. Olá
    Lindo texto, adoro textos e histórias sobre amizade, normalmente é o tipo de relacionamento que mais me emociona, porque é amizade verdadeira é algo tão raro que quando acontece é algo muito mágico, por isso eu gosto de dizer que minha irmã é minha melhor amiga, porque não basta ser parente com laços de sangue, se não formos amigas não existe um relacionamento

    Curtido por 1 pessoa

  5. Oi Thiago!!
    Lindo texto de Vinícius. Minha mãe sempre diz que para a gente saber quem são os nossos verdadeiros amigos a gente precisa está passando por uma situação difícil. Cada vez acredito mais nisso. Tenho muitos conhecidos, mas poucos bons amigos e que seguirão comigo até o fim.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: