Livros Resenhando

Para educar crianças feministas

Um manifesto

Após ler o  Sejamos todos feministas, queria continuar lendo sobre esse tema que Chimamanda Ngozi Adichie sabe falar tão bem; a igualdade de genero. E logo nas primeiras paginas já entendi como na vida quando a igualdade não existe ressentimentos.

Chimamanda retoma esse tema que é tão recorrente em nossas vidas e que por muitas vezes deixamos passar despercebido, neste manifesto, ela nos mostra em quinze sugestões de como criar filhos dentro de uma perspectiva feminista.

Lembrando que como ela disse em Sejamos todos feministas; 

Feminista é o homem ou a mulher que diz: “Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar”.

Pois todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar.

Sabendo disso, agora posso explicar como o livro foi escrito.

Uma amiga de Chimamanda que acaba de se tornar mãe de uma menina, pede a ela conselhos para educar sua filha de maneira que ela entenda sobre igualdade de gênero.

Então no formato de uma carta a autora  traz conselhos simples e precisos de como oferecer uma formação igualitária a todas as crianças, o que se inicia pela justa distribuição de tarefas entre pais e mães.

E é por isso que este breve manifesto pode ser lido igualmente por homens e mulheres, pais de meninas e meninos. Partindo de sua experiência pessoal para mostrar o longo caminho que ainda temos a percorrer, Adichie oferece uma leitura essencial para quem deseja preparar seus filhos para o mundo contemporâneo e contribuir para uma sociedade mais justa.

 

Anúncios

Sobre Thiago D.

Minha maior arte é a forma que eu vejo o mundo e as coisas que acontecem ao meu redor, tenho uma empatia muito grande, entendo como as coisas estão acontecendo ou devem acontecer e isso ajuda na minha percepção para fazer sistemas, estruturar raciocínios lógicos e a construir textos, contos e afins. Busco colocar em palavras os mais diversos sentimentos e sensações, o que escrevo não é autobiográfico, eu chamo de usar a vida como matéria prima. Meu jeito de escrever é esse, e se me perguntarem isso é ficção? Ou não é ficção? – Está no papel(no caso, tá no blog), aconteceu ou não, é ficção.

6 comentários em “Para educar crianças feministas

  1. Cara, Chimamanda é incrível. Já o livro citado e também li esse em destaque e os dois são riquíssimos. O discurso da autora é leve, mas chega a impactar muito. Quero continuar a ler mais Chimamanda, pois vale muito a pena.

    Tenho uma prima que acabou de ter filho e nesse período de resguardo eu dei esse livro a ela, para que ela possa refletir a maneira que irá educar o filho.

    Abraço,
    Diego França.

    Vida & Letras
    http://www.vidaeletras.com.br

    Curtir

  2. Além de feministas devemos também ensiná-las a ser femininas!!!

    Curtir

  3. Felipe Melo

    Não sou conhecedor do tema ou da autora, mas considero um debate muito relevante. A humanidade parece estar discutindo alguns valores que são óbvios mas ignorados, como igualdade entre seres vivos. Talvez seja interessante escrever um segundo texto abordando alguns dos pontos, para que possamos iniciar uma discussão. Muito obrigado por compartilhar.

    Curtir

  4. Com certeza, devemos ensinar as crianças á respeitarem acima de tudo o ser humano, independente do genero, muito interessante esta leitura, todos os pais deveriam ler, se conscientizar que a igualdade não é conquista é um direito. Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  5. Segredos da Juh Costa

    Com certeza esse seria um livro que eu faria a leitura.
    Só pelo impacto do título ja gostei.
    Parabéns pela excelente resenha.
    Sucesso sempre!

    Curtir

  6. Eu li o Sejamos Todos Feministas e gostei muito das colocações dela e da forma como ela simplifica o assunto. Realmente o feminismo é muito importante e maneiras de diminuir a desigualdade de gêneros devem ser encontradas e aplicadas.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: