Esse livro relata a vida de Claireece Precious Jones e sua evolução. Uma adolescente do Harlem que sofreu abuso físico e psicológico do pai e mãe desde a infância, e acabou engravidando duas vezes. Ela nunca tivera amigos ou alguém com quem pudesse contar.

Sem saber se comunicar, ler e escrever, Precious é inspirada a mudar de vida por meio da professora que conhece na escola onde passa a frequentar, de maneira que conhece novas garotas e se tornam suas amigas com o passar do tempo. Sendo assim ela passa a ouvir outros relatos tristes de outras pessoas. Uma realidade que talvez não esteja em nosso cotidiano, mas nos faz perceber que existem seres humanos cruéis e infelizmente estão ao nosso redor, mais próximos que queremos e/ou imaginamos.

Conforme a narrativa é abordada nos é mostrado que embora uma situação esteja difícil ela pode piorar, mas também reforça que com vontade podemos e conseguimos vencer qualquer empecilho e obstáculo, mas nunca só, sempre com a ajuda de alguém. O que chama atenção nesse enredo é o quanto mais praticamos algo, isso nos leva a perfeição, no caso da Precious a leitura e escrita foram primordiais para uma vida diferente, com mais esperança. Recomendo a leitura!

Anúncios